A sustentabilidade é um dos fios condutores da 22ª edição da Conferência das Nações Unidas (ONU) Sobre Mudanças Climáticas (COP22), iniciada recentemente em Marrakesh, Marrocos. A Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) marcará presença neste grande evento, integrando uma Missão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com seu titular, Ministro Blairo Maggi. O CSCB é promovido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), com o apoio do Brazilian Leather, projeto de estímulo às exportações de couros e peles brasileiras desenvolvido pelo CICB em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A participação do CSCB nesta missão conta, também, com o suporte do Brazilian Leather.

Levar o CSCB a importantes públicos presentes à convenção em Marrakesh e, ainda, trazer ao programa novas informações para seu aprimoramento estão na pauta da participação de Rogério Cunha, da Inteligência Comercial do CICB, nesta missão. “Estamos também em contato com empresas e entidades relacionadas ao nosso setor no Marrocos, com agenda de encontros para prospecção comercial”, destaca Cunha. O Marrocos é o segundo maior importador de couros e peles da África e sua aproximação com o CSCB e o potencial da indústria curtidora do Brasil é estratégica para o planejamento das exportações do país.

Após a Missão do MAPA, Cunha participará, em Londres, da conferência Couro e Sustentabilidade no Varejo, promovida pela publicação International Leather Maker (ILM). Nesta atividade estão confirmados representantes de gigantes mundiais como Puma, Grupo Kering e ZDHC (união de 21 grandes marcas mundiais como Burberry, Gap e Adidas, que trabalha pelo zero descarte de químicos).

Sobre o Brazilian Leather – Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros – incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br